Firewall linux com iptables

Neste míni-curso vamos aprender:

  • Conceitos sobre firewall
  • Comandos básicos do iptables
  • Ambiente de laboratório – Com máquinas prontas para download
  • Roteamento de pacotes e NAT no linux
  • Criação de script firewall
  • Redirecionamento de portas e regras de entrada
  • Chains FORWARD, OUTPUT e POSTROUTING

Este curso acompanha apostila, sendo essencial para quem pretende atuar como Administrador de Servidores Linux.

O que é o iptables?

A segurança é um importante fator na hora de montar uma rede ou um servidor de internet.Mesmo com a utilização de sistemas operacionais mais seguros como o Linux, é preciso ter um bom controle os pacotes que entram e saem do servidor.

É importante também evitar ataques DDoS e outros tipos de ameaças que podem deixar o servidor completamente inoperante causando prejuízos, atrasos e muitos outros transtornos no ambiente empresarial.

Para evitar esses problemas é preciso medidas de segurança competentes e eficazes. Uma das melhores alternativas para servidores em Linux é o Iptables.

O Iptables é um conjunto de ferramentas e medidas que permite o controle e a definição de regras de firewalls e NATs, permitindo que o servidor tenha uma melhor filtragem de pacotes, deixando passar apenas os seguros.

O Iptables é na verdade, apenas a ferramenta que comanda o módulo netfilter, porém esse termo é usado para todas as medidas de segurança que caracterizam o Firewall completo.

O Iptables também permite o redirecionamento de portas, troca de protocolos, assim como a opção de redirecionar servidores e serviços.

Ele também bloqueia clientes e serviços através do IP. São muitas maneiras de controlar a sua rede.

Dessa forma, través da configuração correta, existe uma remota chance de que pacotes corrompidos ou contendo conteúdos prejudiciais ao servidor.

Essa ferramenta já é encontrada nativamente em todas as distribuições mais novas do Linux e é essencial principalmente nas distros focadas em montagem de servidores.

Não é preciso dizer a importância da necessidade de um bom conhecimento de Iptables, principalmente quando você estiver configurando um servidor onde é necessária muita segurança, tanto com a conexão quanto com os dados das máquinas e dos clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *